top of page

Atendimento Online e Presencial

WhatsApp Image 2023-09-12 at 09.31.57.jpeg

Terapia Cognitivo Comportamental TCC

A Terapia Cognitivo Comportamental, também conhecida por TCC, é uma abordagem considerada diretiva, focada no problema atual do paciente, traz resultados expressivos para a demanda que o paciente busca resolver em terapia, em um tempo mais curto de tratamento do que o habitual de outras terapias convencionais.

A Terapia Cognitivo Comportamental, em sua base, nos explica que o que nos afetam emocionalmente não são os acontecimentos e eventos que acontecem em nossas vidas, e sim a maneira como os interpretamos e lidamos com eles, e que os pensamentos automáticos considerados negativos, desencadeiam sentimentos de frustração e fracasso.

Através do processo terapêutico entenderemos que é possível identificar que esses pensamentos e ao  analisarem as suas próprias experiências, os pacientes chegam à conclusão de como surgem esses pensamentos (como eles foram aprendidos), o que ele estava fazendo quando teve o pensamento automático (quais foram os gatilhos para que aquele pensamento surgisse) e como se sentiu ao ter esses pensamentos.

Por ser uma terapia mais breve, tem como sua base tratar as questões e conflitos que o paciente traz em consultório num primeiro momento: como questões individuais, familiares,  profissionais, entre outras.

É uma terapia que possui diversos campos de atuação, e, ao longo do processo terapêutico, podem ser tratadas as mais diversas questões que surgirem. Algumas das demandas mais comuns em consultório são: ansiedade, depressão, estresse, luto, conflito familiares, terapia de casal, divorcio, auto estima, auto conhecimento, auto controle, problemas psiquiátricos, entre outros.

bottom of page